Tintas Acrílicas
Um subproduto da nova indústria de plásticos, as tintas acrílicas foram inventadas na década de 50. Talvez por serem recentes na cena artística, sofrem certo preconceito, o que é pena, já que são tão versáteis quanto as tintas a óleo, tendo ainda algumas qualidades singulares.
Uma delas - vital para o amador -é que secam bem depressa, podendo ser repintadas quantas vezes for necessário. Pode-se, é claro, repintar em óleo, mas como estas secam devagar, há sempre o risco de borrar as cores, criando uma mistura enlameada. As tintas acrílicas, uma vez secas, ficam imóveis, portanto, cada nova camada recobre a anterior por inteiro, sem mesclar as cores.
Outra vantagem é a facilidade de se pintar em qualquer superfície, de papel e prancha a tela, sem nenhuma preparação prévia.
As desvantagens da pintura em tinta acrílica são que as alterações só podem ser feitas através de camadas sobrepostas, e a tinta seca tão rápido que esta não pode ser movida como a tinta a óleo. Também os pincéis devem ser deixados em recipiente com água, ou lavados com frequência para não estragarem. Entretanto, as virtudes das tintas acrílicas superam estes pequenos empecílhos e aqueles que estão começando vão encontrar nelas o meio perfeito para iniciar.
Linha do Horizonte
Acrílica em tela
Jardim em Vasos
Acrílica em tela
Nenhum comentário:
Postar um comentário