quarta-feira, 12 de maio de 2010

"TEATRO CANTADO"





Existe um gênero de teatro chamado ópera, no qual os diálogos são cantados.
Podemos dizer também que a ópera é um gênero musical, quando as melodias entoadas são encenadas. É como se fosse uma peça teatral cantada. É o "teatro cantado".



Cena da ópera Manon Lescaut

Na ópera os cantores e cantoras precisam conhecer bem a música e aprender canto lírico. Ter esses conhecimentos é necessário para saber impostar a voz, isto é, cantar sem desafinar e de tal forma que a platéia compreenda as palavras.

Durante a montagem de uma ópera, o canto lírico é o primeiro item a ser examinado. Cada música é preparada em separado, tanto pelos personagens como pelo coral; a orquestra por sua vez, também ensaia. O canto, após ficar pronto, une-se à orquestra. Depois os ensaios com a encenação teatral começam a ser realizados. Finalmente , os figurinos e o cenário são inseridos. E, assim, tudo fica pronto para estréia!


Existem óperas bastante famosas, como Otello, do italiano Giancchino Rossini (1792-1868), e Carmen, do francês Georges Bizet (1838-1875).


cartaz da ópera "Otello"

Além disso, precisam, como atores, transmitir emoções para o público.
Ao estudar canto lírico, o artista aprende anatomia, adequando sua postura e respiração, técnica vocal, percepção musical e prática instrumental com piano ou violão e se apresenta em recitais.

Vários músicos compuseram óperas. Entre eles, o alemão Wagner, o austríaco Mozart, o italiano Verdi e os brasileiros Antônio Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.



Maetro Heitor Villa-Lobos




Antônio Carlos Gomes



Uma das óperas famosas de Antônio Carlos Gomes baseia-se no romance de José de Alencar, intitulado O Guarani. A ópera tem o mesmo título do livro e foi apresentada pela primeira vez em março de 1870, no teatro Scala, em Milão, na Itália. Os personagens principais são Ceci e Peri.

No Brasil, a estréia da ópera ocorreu no mesmo ano, no dia 2 de dezembro, em virtude do aniversário do Imperador Dom Pedro II.

O "Menino Maluquinho", personagem do escritor Ziraldo, foi tema da primeira ópera infantil brasileira, chamada Menino Maluquinho, que teve música elaborada pelo Maestro Ernani Aguiar. Foi escrita na década de 1990 e a primeira apresentação aconteceu na cidade de Juís da Fora, em Minas Gerais, em 2003.








Nenhum comentário:

Postar um comentário