quinta-feira, 11 de novembro de 2010

POP ART




POP ART


Esse movimento artístico - cujo nome vem do inglês e significa "arte popular" - desenvolveu-se na década de 1950 nos Estados Unidos e alcançou grande repercussão internacional. Sua proposta era eliminar quaisquer barreiras entre a arte e a vida comum. Os artistas também tinham a preocupação em alertar a sociedade para as futilidades do consumismo e a manipulação exercida pelos meios de comunicação sobre a sociedade.

A tecnologia industrial mudou a vida nos grandes centros urbanos e alguns artistas americanos e britânicos procuraram criar uma arte diretamente ligada a esse novo dia-a-dia.

Os artistas usaram como fonte de inspiração o cotidiano, os objetos do uso diário, as sucatas, as embalagens de produtos variados, os eletrodométicos e até imagens de personalidades de destaque, como políticos e artistas, que de certa forma também eram consumidas em cinemas, tevês, revistas, outdoors etc.



Artistas que fizeram parte do movimento pop:

Os americanos

Andy Warhol (1930-1987)

Roy Lichtenstein (1923-1997)

O britânico:

Richard Hamilton (1922- )



Moça com bola (1961), de Roy Lichtenstein. Dimensões: 1,53 m x 92 cm.
Museu de Arte Moderna de Nova York

Nesta obra de Lichtenstein baseada em anúncio, o artista, que apreciava as imagens publicitárias, destacou a moça e a bola com a qual ela se diverte.

Observe como ele construiu a cena com poucos traços e poucas cores: a mesma cor escura do maiô é usada nos cabelos da moça; o mesmo vermelho da bola aparece em seus lábios; o mesmo branco da bola foi empregado em seus dentes, nos reflexos da luz em seus cabelos e no detalhe do maiô. Para realçar sua figura, ele empregou um tom forte de amarelo.

Note ainda como,com poucas cores e poucos traços, ele consegue criar imagem de uma jovem saudável, alegre e em pleno movimento.




Marilyn (1967) de Andy Warhol


Nesse trabalho Andy Warhol reproduz em sequência a imagem de Marilyn Monroe, famosa atriz holywoodiana dos anos 1950 e 1960.

É possível que o artista quisesse mostrar que, assim como objetos - refrigerantes, tênis, roupas etc. - são produzidos em série para amplo consumo a imagem de artistas e celebridades contemporâneos é reproduzida inúmeras vezes nos meios de comunicação para o consumo do grande público.



No Carro , Roy Lichtenstein




Andy Warhol


Andy Warhol

Richard Hamilton



Nenhum comentário:

Postar um comentário