terça-feira, 6 de abril de 2010

A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA

No início do século XIX, os exércitos de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, obrigando D.João VI (rei de Portugal), sua família e sua corte (nobres, artistas, empregados etc.) a virem para o Brasil.




D. João VI, preocupado com o desenvolvimento cultural, trouxe para cá material para montar a primeira gráfica brasileira, onde foram impressos diversos livros e um jornal chamado A Gazeta do Rio de Janeiro.

Nesse momento, o Brasil recebe forte influência cultural européia, intensificando ainda mais com a chegada de um grupo de artistas franceses (1816) encarregado da fundação da Academia de Belas-Artes (1826), na qual os alunos poderiam aprender as artes e os ofícios artísticos. Esse grupo ficou conhecido como Missão Artística Francesa.

Os artistas da Missão Artística Francesa pintavam, desenhavam,esculpiam e construíam à moda européia. Obedeciam ao estilo neoclássico (novo clássico), ou seja, o estilo artístico que propunha a volta aos padrões da arte clássica (greco-romana) da Antiguidade. Veja:



Templo da Concórdia - Sul da Itália


Palácio de Bourbon (França)
Estilo europeu seguido pelos artistas da Missão Artística Francesa.


Você notou como as duas construções são parecidas, apesar de o palácio de Bourbon ter sido construído 23 séculos após a construção do Templo da Concórdia?

Veja algumas características de construções neoclássicas:

Colunas (de origem grega)

Estrutura de sustentação das construções. Compõe-se de três partes: base, fuste (parte maior) e capitel (parte superior com ornamentos)




Arcos (de origem romana)

Elemento de construção de formato curvo existente na parte superior das portas e passagens que serve de sustentação.



Frontões:
Estrutura, geralmente triangular, existente acima de portas e colunas e abaixo do telhado. Os frontões podem receber os mais variados tipos de decoração.





Os artistas neoclássicos seguiam regras muito rígidas de como desenhar e pintar, ensinadas nas academias de arte.

Um artista acadêmico jamais representaria uma paisagem desta forma:

Paisagem Brasileira - Lasar segall


Conheça algumas obras e artistas da Missão Francesa:

Nicolas-Antoine Taunay (1775-1830) : Pintor francês de grande destaque na corte de Napoleão Bonaparte e considerado um dos mais importantes da Missão Francesa. Durante os cinco anos que residiu no Brasil, retratou várias imagens do Rio de Janeiro.


Largo da Carioca - Nicolas-Antoine Taunay

Jean-Baptiste Debret (1768-1848) - Foi chamado de "a alma da Missão Francesa". Ele foi desenhista, aquarelista, pintor cenográfico, decorador, professor de pintura e organizador da primeira exposição de arte no Brasil (1829). Em 1818 trabalhou no projeto de ornamentação da cidade do Rio de Janeiro para os festejos da aclamação de D. João VI como rei de Portugal, Brasil e Algarve. Ma é em Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, coleção composta de três volumes com um total de 150 ilustrações, que ele retrata e descreve a sociedade brasileira. Seus temas preferidos são a nobreza e as cenas do cotidiano brasileiro. Seus temas preferidos são a nobreza e as cenas do cotidiano brasileiro e suas obras nos dão uma excelente idéia da sociedade brasileira do século XIX.






Um funcionário a passeio com sua família - Debret


Grandjean de Montigny (1772-1850): Arquiteto francês renomado na Europa, com projetos executados na Itália, França e Alemanha. Chegou ao Brasil em março de 1816 como integrante da Missão Francesa e recebeu a incumbência de projetar o prédio da Academia de Belas -Artes. Destacam-se também os projetos do prédio da Alfândega, o mercado da Candelária, a Praça do Comércio e residências particulares. A casa que projetou para sua residência hoje pertence ao campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro professor de arquitetura do Brasil.


Pórtico da Academia de Belas Artes, Rio de Janeiro - terminado em 1850
Prédio demolido em 1937 e o pórtico atualmente no Jardim Botânico



Além dos integrantes da Missão Francesa, outros artistas estrangeiros também vieram para cá e registraram com suas pinturas e desenhos o Brasil do século XIX:

Johann -Moritz Rugendas ( 1802-1868): Assim como Debret, Rugendas também retratou a paisagem e os costumes do povo brasileiro. No período que esteve aqui, publicou, em 1835, Viagem Pitoresca através do Brasil, uma coletânea de cem trabalhos de sua autoria.


Carregadores de água - Rugendas


Vista da Costa da Bahia - Rugendas

4 comentários:

  1. Que bom poder encontrar na internet alguém que realmente é interessada com que as pessoas tenham acesso a informação com conteúdo, não apenas cabeçalhos e textos pífios sobre o assunto.
    Ana Maria, força e ânimo para manter sempre em dia esse blog!!!!

    SHOW DE BOLA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, me ajudou muito em relação a uma pesquisa sobre a simetria dos frontões..só encontrei aqui.
    Obrigado mesmo
    concordo : SHOW DE BOLA !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que está sendo útil para vcs!! Boa prova DDtank Br!!

    ResponderExcluir