quarta-feira, 19 de maio de 2010

ARTE NO BRASIL - SÉCULOS XIX - XX






Quando o Brasil torna-se independente, século XIX, acontecem algumas transformações sócio-econômicas e políticas, por exemplo: abolição da escravatura, proclamação da República, expansão da economia (que era baseada no cultivo de café e na extração da borracha) e industrialização.

Isso tudo, influenciou no processo artístico brasileiro, além de contribuir para o desenvolvimento e transformação urbanística e arquitetônica das cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belém e pelo nascimento de Belo Horizonte.

Essa época chegou a ser chamada de Belle Époque (bela época).
Os artistas da Belle Époque gostavam de retratar figuras humanas, principalmente as femininas, e cenas cotidianas. Veja alguns deles:

ALMEIDA JÚNIOR (1850-1899):
Considerado pelos críticos da época o mais brasileiro dos pintores nacionais, gostava de pintar a realidade de pintar as pessoas com quem convivia.


O Picador de Fumo - Almeida Júnior






Saudade - Almeida Júnior




HENRIQUE BERNADELLI (1858-1936):

Pintor chileno naturalizado brasileiro. Estudou na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e lecionou pintura na Escola Nacional de Belas Artes. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes contam com pinturas de sua autoria na decoração.


Cioclara - Henrique Bernadelli




Tarantela - Henrique Bernardelli


RODOLFO BERNADELLI (1852-1931):

Pintor e escultor mexicano, irmão mais velho de Henrique Bernadelli e também naturalizado brasileiro. Estudou na Academia de Belas-Artes, onde mais tarde foi professor, e após a proclamação da República foi diretor da Escola Nacional de Belas Artes. Deixou obras importantes, como o busto de Benjamim Constant, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a estátua de D. Pedro I, no Museu Paulista, e o monumento a Carlos Gomes, em Campinas.




Monumento a General Osório , 1894
Registro Fotográfico Fernanda Mayrinck/Agência JB
Rodolfo Bernadelli


ELISEU D'ANGELO VISCONTI (1867-1944):

Nasceu em Salerno, na Itália, em 1866. Em 1883 cursou o Liceu de Artes e Ofícios do Rio. Em 1886, como aluno da Imperial Academia de Belas Artes, adquire formação artística.
Influenciado pelo Impressionismo, estilo artístico europeu em que artistas pintam cenas ao ar livre para poderem perceber a influência da luz sobre as cores (por exemplo, uma árvore sob a luz do sol tem cor e forma diferentes quando está sob a luz do anoitecer), procurou renovar as características da pintura e romper com o estilo ensinado na Academia. Visconti também foi artista gráfico, decorador de teatros e ceramista, sendo considerado o primeiro designer brasileiro.









Alameda de Teresópolis - Eliseu Visconti








Trigal - Eliseu Visconti


2 comentários:

  1. Olá Ana!
    Indiquei seu Blog para receber o Prêmio Blog de Ouro, visite:
    http://www.paulosergiozerbato.blogspot.com/ para saber mais informações!

    Parabéns!
    Paulo Zerbato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiz eu trabalho copiando isso e tirei nota 100 e valia 100

      Excluir