quinta-feira, 22 de março de 2012

Arte dos povos Mesopotâmicos na Antiguidade




Quando analisamos a imagem do estandarte de Ur, percebemos que trata-se de uma espécie de história em quadrinhos da Antiguidade. A primeira mostra uma cena de guerra e a segunda, uma cena de paz, a preparação do banquete da vitória.  O estandarte de Ur foi feito pelos sumérios, povo que habitou a Mesopotâmia por volta de 3200 e 2900 a C. A Mesopotâmia é a região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.



Os sumérios criaram a escrita cuneiforme (os sinais tinham formato de cunhas) e edificaram zigurates (construções em forma de pirâmide com diversos andares: no topo encontrava-se um templo cujo acesso era feito por escadarias)


ESCRITA CUNEIFORME:







ZIGURATE:




Add caption
Muitos foram os povos que habitaram a Mesopotâmia: sumérios, acádios, assírios, babilônicos, hebreus, caldeus. Por ser um lugar de terras muito férteis, esses povos vieram para a Mesopotâmia em busca de um bom lugar para morar, e cada um trouxe seus costumes, sua cultura, sua religião, sua hierarquia social e sua política. Muitas vezes aconteciam guerras entre eles pelo domínio da terra.

Além da escrita, eles costumavam representar seu cotidiano em paredes, placas de pedra ou argila.


Relevos-> Representação do cotidiano em paredes ou placas de pedra/ argila

            A arte mesopotâmica muito nos ensina sobre os povos que viveram na região. da arquitetura, por exemplo, pouco nos restou porque, devido à dificuldade de se encontrar pedras na região, as construções eram feitas em adobe (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol). Dessa forma, além da fragilidade do adobe, cada vez que um império conquistava outro havia grande destruição.

            As ruínas da cidade de Persépolis são um dos poucos exemplares que nos restam.




ESCULTURA – Retratavam reis/ touro alado assírio( guardião das portas do palácio de Khorsabad.






Um comentário: