quinta-feira, 22 de março de 2012

Arte dos povos Gregos


A arquitetura grega era ligada basicamente aos templos, construídos com pedras sobre uma plataforma de dois ou três degraus com muitas colunas para garantir a sustentação do teto. O espaço interno era pequeno, destinado à imagens de deuses e sacerdotes. Os cultos eram realizados na parte externa.


As colunas que sustentavam os templos eram formadas por três partes: base, fuste e capitel .



As colunas apresentavam formas diferentes, caracterizando três estilos gregos: dórico, jônico e coríntio.
Os templos também possuíam frisos  e  frontões, que eram ricamente decorados.  



Acrópole de Atenas

Partenon

Além do território que hoje conhecemos como Grécia, os gregos se espalharam pelas ilhas do mar Egeu, pela Ásia Menor e fundaram as colônias no sul da Itália, chamada de Magna Grécia. Eram unidos pela língua e crenças religiosas, mas divididos em cidades-estados com independência política e econômica. Duas dessas cidades merecem destaque: Atenas, berço da arte e da democracia, e Esparta, cidade dos guerreiros.
            Os gregos buscavam no homem e na vida inspiração. O homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. Ele era retratado sem imperfeições, idealizado. Seus deuses eram uma glorificação do próprio homem e tinham emoções e características humanas.







As esculturas, por exemplo, eram feitas quase sempre em mármore e bronze, embora utilizassem também outros materiais, como o marfim e a madeira.
            A escultura no período arcaico (séc. VII a.C. ao séc. V a.C.) são feitas em mármore grandes figuras masculinas. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas
                                                                                       
. Esse tipo de estátua é chamada de Kouros. (palavra grega= homem jovem)
            A escultura no período clássico procura maior movimento das estátuas e por isso passam a   utilizar o bronze, por ser mais resistente que o mármore, podendo fixar o movimento sem quebrar. A escultura no período helenístico os seres humanos não são representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. Surge a representação de grupos de figuras em grande movimento. Surge também o nu feminino, pois até então a figura feminina era sempre representada com vestes.

Kouros – período arcaico



 Leocarés: Apolo Belvedere, Período Clássico






Período helenístico

            As cerâmicas gregas tinham rara beleza. Eram utilizadas como recipientes para vinho, azeite, mel, perfume e até como funerária. As formas eram elegantes e a decoração era feita com figuras geométricas ou cenas mitológicas (histórias de deuses e heróis).






Os gregos davam grande importância ao teatro. Não só escreviam o texto das peças como também construíam teatros para que elas fossem encenadas.
            Durante a encenação das peças, os atores gregos usavam máscaras que mostravam as características de deuses e heróis e também seus sentimentos. Essas máscaras eram feitas de barro, madeira ou cortiça.

 Teatro Grego Antigo




Máscaras do Teatro Grego:






RECAPITULANDO 

1-Como eram construídos os templos gregos?
2-Como era a formação das colunas dos templos?

 3-Quais os três estilos de colunas gregas? Explique. (pode desenha-las)
4-Como a figura humana era retratada pelos gregos?
5-Quais as características das esculturas gregas nos diferentes períodos?
6-Como eram as pinturas das cerâmicas gregas? Que tema eles abordavam?
7- Fale do teatro grego.






Um comentário: