quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROPRIEDADES DO SOM







Os sons possuem propriedades que acontecem ao mesmo tempo e determinan as variações em uma melodia. Sem essas propriedades, não haveria melodia, portanto não haveria música.





As quatro propriedades do som são:

Altura: É a propriedade do som que o caracteriza como grave ou agudo. Ela está relacionada com a frequência da onda sonora.
Tal como a intensidade, é possível identificar a altura do som ao comparar dois ou mais sons.

O som agudo possui alta frequência, isto é, maior número de vibrações por segundo, ao passo que o som grave tem baixa freqência. A nota la normal tem a frequência de 440 hertz (Hz), que é o padrão de altura.

Podemos perceber com facilidade a altura dos sons produzidos pelos instrumentos musicais de corda e de sopro, e também pelos instrumentos de percussão.





Geralmente os instrumentos menores possuem sons mais agudos do que os maiores. Isso acontece por causa do material que está vibrando e também em virtude do espaço disponível, nop interior do instrumento, para a produção da frequência das ondas sonoras





Duração: Assim como a intensidade e a altura, é possível identificar a duração de um som ao comparar dois ou mais sons. Utilizamos figuras musicais para representar a duração dos sons:


SEMIBREVE




MÍNIMA





SEMÍNIMA







COLCHEIA








SEMICOLCHEIA








FUSA







SEMIFUSA









Intensidade : para representar a intensidade em uma partitura, utiliza-se alguns "sinais" como o "mf", por exemplo, que significa que aquele trecho da música deverá ser tocado ou cantado "meio forte".





A intensidade do som é a propriedade que o som possui de ser mais forte ou mais fraco em relação a outro som.





Timbre, que permite conhecer a origem da fonte sonora. Às vezes dois sons têm a mesma altura, a mesma duração e a mesma intensidade, mas podem ter timbres diferentes. Por exemplo: a nota sol tocada no piano tem um timbre diferente se for tocada na flauta.












O timbre permite identificar a voz de pessoas ou o instrumento musical que está sendo tocado. O timbre é a propriedade que caracteriza o som, de forma que podemos diferenciá-lo de outro.





2 comentários: